Home / Notícias / Maionese pode fazer bem à saúde, segundo estudo; veja motivos

Maionese pode fazer bem à saúde, segundo estudo; veja motivos

Segundo pesquisa, a maionese é um bom acompanhamento para pratos e saladas. Veja todos os detalhes do estudo

Maionese combina com salada, sanduíche, hambúrguer e alimentação saudável. Sim, esse último item parece estar meio fora do contexto, mas é isso que indica uma pesquisa recente do Instituto de Cardiologia da Escola de Medicina da USP.

Maionese pode fazer parte de uma alimentação saudável, indica estudo

Maionese pode fazer parte de uma alimentação saudável, indica estudo

Foto: Thinkstock/Getty Images

De acordo com o estudo, a maionese pode ajudar na absorção de nutrientes, fazendo com o corpo aproveite melhor essas substâncias. O responsável por esse processo são as gorduras boas presentes no molho.

O estudo observou pessoas entre 18 e 60 anos e comparou aquelas que consumiam apenas verduras e legumes com um grupo que adicionava o molho ao prato. Os resultados mostraram que quem também consumia maionese junto com a salada teve um aumento de 80% a 110% da absorção de alguns tipos de nutrientes.

Roberta Cassani, nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, lembra que esse molho é feito a base de ovos, sal, água, limão ou vinagre e óleo e é uma fonte de gorduras boas para o organismo. E é isso que melhora a absorção.

Alguns dos nutrientes presentes nas hortaliças, por exemplo, lipossolúveis, o que significa que se dissolvem em gordura. Como molho tem gordura, ele ajuda a dissolver tais nutrientes e, por isso, faz com que eles sejam melhores absorvidos pelo organismo.

A nutricionista ainda ressalta que para melhorar a alimentação é preciso mais do que adicionar um elemento. Vegetais são fundamentais no cardápio do dia-a-dia porque contém nutrientes como vitaminas, minerais, carotenóides, flavonóides e fibras. Lembre-se de incluí-los na rotina, afinal, ao ingerir uma quantidade pequena desse grupo de alimentos também estará deixando de consumir itens importantes para a saúde e bem-estar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos 400 gramas de vegetais e frutas, pelo menos. Isso daria duas porções de frutas e

três de vegetais diárias. Entretanto, no Brasil só 24,1% da população chega a essa meta.

O resultado do estudo da USP é bom para quem gosta de maionese, mas é melhor não abusar. O molho é calórico e pode arruinar a dieta. Por isso, pode ser consumido, sim, mas com moderação, e ao lado de alimentos saudáveis, como os legumes, verduras e hortaliças.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Scroll To Top