Home / Casa & Decoração / ‘Pontual, embutida ou indireta’, Veja como explorar a iluminação e mudar sua casa

‘Pontual, embutida ou indireta’, Veja como explorar a iluminação e mudar sua casa

A iluminação dos ambientes não é tão valorizada quanto deveria. Veja alguns exemplos de luzes que podem dar uma cara totalmente nova a sua casa

Poucas pessoas pensam na iluminação de uma casa ao montar o projeto dela, mas esse detalhe é tão importante quanto cores e disposições de móveis, por exemplo, e fazem toda a diferença em um ambiente.

Para Katalin Stamer, supervisora de cursos de design do Centro Europeu, muitas pessoas não se atentam à iluminação e, por isso, nem conseguem dizer qual tipo de lâmpada mais lhe agrada. Entretanto, mesmo sem saber os detalhes, geralmente elas conseguem se lembrar de locais nos quais se sentiram bem e aconchegados graças a uma luz ambiente adequada.

Além de mudar a aparência, os efeitos de diferentes tipos de pontos de luz podem provocar sensações diversas nas pessoas. Veja exemplos e inspire-se. A luz correta vai mudar a maneira como você e os outros se sentem em sua casa:

Iluminação pontual

iluminação pontual

iluminação pontual

Foto: Pinterest

A iluminação mais pontual também é chamada de cênica, e ela é usada para enfatizar objetos. Também serve para criar um clima mais intimista no local. “Muitos gostam deste tipo de iluminação pela sofisticação que ela traz”, diz Katalin.

Com luzes brancas ou amarelas elas podem funcionar para diversos ambientes

Vários pontos

Iluminação com vários pontos

Iluminação com vários pontos

Foto: Pinterest

A iluminação com vários pontos, ou “spots” podem proporcionar efeitos diversos, dependendo da quantidade e disposição dos spots, como também são chamados os pontos de luz, no teto.

Mais uma vez, o tipo de lâmpada a ser utilizado varia muito. A quantidade e disposição dos spots também muda completamente o ambiente, como mostram as imagens acimas.

Lustre

iluminação lustres

iluminação lustres

Foto: Divulgação/Pinterest

Os lustres são formas clássicas de iluminar. Mais comuns nas salas de jantar e estar, eles estão disponíveis em diversos modelos, para conversar com o estilo de sua decoração.

Eles servem perfeitamente como um item de decoração para a casa, e a forma de iluminar vai variar conforme a escolha de lâmpada para ele e da maneira com que ele dispõe-nas – com a luz para cima ou para baixo.

Na foto da esquerda temos uma opção moderna e sofisticada, enquanto à direita, o estilo clássico predomina.

Luzes embutidas

iluminação embutida

iluminação embutida

Foto: Pinterest/Divulgação

Luzes embutidas em rasgos no gesso do teto ou atrás de espelho são uma opção interessante. Elas conseguem iluminar muito bem um ambiente, sem que o foco de luz venha de forma direta.

Para banheiros e closets, embutir lâmpadas atrás do espelho é uma ótima solução. A visão da maquiagem ou da roupa que acabou de vestir é muito mais nítida e real.

Iluminação indireta

iluminação

iluminação

Foto: Pinterest

Outra forma bastante comum de iluminação é a indireta. Geralmente com lâmpadas instaladas na parede, ela pode ser usada em diversos cômodos da casa: no quarto traz uma sensação mais intimista e na área externa – como na foto da direita – pode criar efeitos muito bonitos no escuro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Scroll To Top